SE EU FICAR
- SÓ MAIS UM CAPÍTULO
- 25 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Informações: Gayle Forman lançou Se eu ficar em 2009 e por ele ganhou dois prêmios: o Prêmio de Livro do Ano do NAIBA em 2009 e o Prêmio de Honra do Indie Choice Awards em 2010, além de vários prêmios por outras obras. O filme foi lançado em 2014, dirigido por R. J. Cutler e estrelado por Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Liana Liberato, Lauren Lee Smith e Jamie Blackley. O drama teve recepção mista por parte da crítica e rendeu mais de 70 milhões mundialmente.
Sinopse: Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante, tudo muda. Todas as escolhas se perderam, menos uma. A única que realmente importa.
Resenha: Amei esse livro, principalmente no que se refere a como Mia tomou sua decisão. A escolha não era fácil e era somente dela, portanto não há motivos para julgar, mesmo que ela fizesse diferente. A cena em que seu avô diz que está tudo bem se ela decidir ir quebrou meu coração em milhares de pedaços e a cena do seu irmão Teddy também me deixou no chão.

Não sei o que eu faria se estivesse no lugar da personagem, na verdade acredito que não sabemos até que chega o momento. A história me emocionou do começo ao fim, acredito que é porque tudo é muito realista; a perda, o desespero, a angústia da decisão.

O modo como a música é inserida na história, não só como um gosto ou como parte de uma rotina, mas também como essência dos personagens, me encantou desde o início. Mia é aquela personagem nerd e reservada, que difere totalmente de sua família ao escolher tocar violoncelo e ouvir música clássica à ser punk. A maneira como ela toca, com tanta paixão, sentindo, vivendo a música é extasiante.
Outro ponto legal dessa história são seus pais descolados e parceiros -são tão fofos!!

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

"As vezes, você faz escolhas na vida, e, as vezes, as escolhas fazem você"
Adam é completamente diferente no entanto, pois tem uma banda de rock que está se alavancando para o sucesso a cada dia. Não é surpreendente que ela se sinta completamente deslocada nos shows do seu namorado, mas é cada cena linda entre eles *-*.

"Se apaixonar por Adam era como aprender a voar. Excitante a apavorante ao mesmo tempo."

"Você é a mesma pessoa por quem me apaixonei ontem, a mesma por quem estarei apaixonado amanhã."
Mia se vê presa em um conflito: se deve seguir seu sonho e estudar na Juilliard, uma universidade super concorrida e longe de tudo o que conhece ou ficar ao lado de Adam; porém o acidente, tão repentino, muda o rumo de toda a sua vida.

Quanto ao filme, considero como uma das adaptações mais fiéis que já vi. Até a amiga da Mia, a maravilhosa Kim Schein foi retratada como no livro, com seus gostos peculiares (as bebidas diferentes por exemplo), seu companheirismo e seu jeito impetuoso de "eu sou assim e pronto, lide com isso!" -amei!

"E se não der certo? Você estará lá para pegar os pedaços?"

"Cada um deles"
Não sou muito fã de filmes de drama, mas este conquistou um espaço no meu coração.

Nota: 5
Trailer do filme:
Comments