top of page

TRONO DE VIDRO

  • SÓ MAIS UM CAPÍTULO
  • 9 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

Informações: A série Trono de Vidro de Sarah J. Maas teve seu primeiro livro lançado em 2012 e está na lista de best-sellers do The New York Times e USA Today. Em 2015 foi anunciado que a saga se tornaria uma série de TV com o nome de "Queen of Shadows".

Sinopse: A magia há muito abandonou Adarlan. Um perverso rei governa de seu trono de vidro, punindo impiedosamente as maiorias rebeldes, quando uma assassina chega ao castelo. Depois de cometer um erro e se ver capturada, ela se torna prisioneira nas minas de sal de Endovier, onde a tortura prevalece e ninguém sobrevive. No lugar de resistir à sentença de morte iminente, a assassina de Adarlan aceita uma proposta: representar o príncipe em uma competição com os melhores guerreiros do reino. Mas ela não diz sim para matar, quer sua liberdade de volta. Se derrotar os 23 assassinos, ladrões e soldados, será a campeã do rei e estará livre depois de servi-lo por alguns anos. Seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la, o capitão fará tudo para protegê-la. E uma princesa de terras distantes se tornará algo que Celaena jamais pensou ter novamente: uma amiga. Mas algo maligno habita o castelo - e está ali para matar. Quando os demais competidores começam a morrer, um a um e de maneira terrível, Celaena se vê mais uma vez envolvida em uma batalha pela sobrevivência e inicia uma jornada desesperada para desvendar a origem daquele mal antes que ele destrua o mundo dela. E sua única chance de ser livre.

Resenha: Celaena Sardothien é a Assassina de Adarlan, recebendo essa denominação justamente por ser a melhor. Mas ela cometeu um erro; ela foi pega. Trono de Vidro se inicia com a personagem principal presa nas minas de sal de Endovier, um campo de trabalho forçado ocupado em sua maioria por rebeldes tanto de Adarlan quanto de Eyllwe, Melisande, Terrasen, Charco Lavrado, etc.


As razões pelas quais Celaena se encontra presa poucas vezes são apresentadas e explicadas nesse primeiro livro. A protagonista desde o começo mostra guardar muitos segredos e demônios que não tem coragem de enfrentar.


O príncipe Dorian Havilliard, herdeiro do trono de Adarlan, acompanhado de seu fiel Capitão da Guarda Real, Chaol Westfall, faz uma proposta para Celaena. Ela pode escolher entre permanecer na prisão de Endovier pelo resto de sua vida ou lutar por ele numa competição, onde o melhor campeão será declarado assassino do rei. Sem melhores alternativas para conseguir sua liberdade, ela aceita e parte para o castelo de vidro em Forte da Fenda.


Para segurança própria, ela recebe um novo nome, Lilian Gordaina, e, por mais que a deixe indignada, é intitulada como uma simples ladra de joias. Os outros competidores são do pior tipo possível, assassinos, ladrões e etc, mas é o competidor Cain o motivo de preocupação, pois parece ficar mais forte a cada dia.A vida na corte é entediante para Celaena, que considera seus treinamentos com o Capitão da Guarda mais interessantes, apesar de exaustivos. No começo, me irritei com o triângulo amoroso que se formava entre ela, o Príncipe e o Capitão, ainda que não fosse o foco da história; mas de todo, amei como a autora construiu uma personagem forte, mais preocupada com sua liberdade do que com um romance.


A história contada sob a perspectiva de diversos personagens foi uma ótima surpresa. Estava muito acostumada com a visão de apenas uma pessoa nos livros e tratar os sentimentos e pensamentos de cada um, possibilitando o conhecimento da essência dos personagens foi uma jogada de mestre.


A trama começa de verdade a partir do momento em que os competidores começam a morrer misteriosamente e de maneiras brutais. Celaena continua avançando na competição, tão discretamente quanto possível para ela, a melhor assassina do reino e ao mesmo tempo ela investiga algo que se mostrará muito maior do que imaginava.


Nehemia, princesa do reino de Eyllwe, está em Adarlan para negociar com o rei quanto aos rebeldes, a quem o mesmo massacra e escraviza. Em determinado momento surge uma amizade entre ela e Celaena, ainda que estejam de lados opostos do jogo. Nehemia se mostra uma personagem complexa e quase tão forte e cheia de segredos quanto Celaena, disposta a qualquer coisa para salvar seu povo do destino das outras terras como Terrasen, que foi derrotada praticamente da noite para o dia, mesmo que fosse um dos reinos mais poderosos. E aí entra um dos pontos mais importantes no enredo que é o desaparecimento da magia e a proibição de qualquer coisa relacionada à ela, sob pena de morte.


Dorian deu aquela primeira impressão de ser um príncipe mimado e submisso às vontades do pai tirano, apesar de não concordar com todas as suas ações. Contudo, ele continua sendo um fofo, então torcerei pela sua evolução e para que ele se livre das amarras do pai. Chaol Westfall teve seu relacionamento com Celaena muito mais fundamentado, mas receio que ele ainda vai ter problemas quanto à quem depositar sua lealdade.


Tudo é muito bem construído, cada capítulo mais viciante que o outro e o final deixa lacunas estratégicas para instigar a curiosidade do leitor. Vale a pena cada página.


Nota: 5

Mapa de Erilea


 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page