top of page

Sombra e Ossos

  • SÓ MAIS UM CAPÍTULO
  • 28 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

"Fine. Make me your villain."


Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras - uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se

à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração - e seu mundo - em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.


Resenha: Com a aproximação da série e todo o hype envolvido com essa trilogia no Twitter, eu fiquei eufórica pra ler S&B. Não podia ter ficado mais decepcionada. O universo Grisha tinha tudo pra ser ofuscante, mas as atitudes e escolhas da personagem principal são intragáveis. Ravka é uma terra que vivencia uma guerra há centenas de anos. Os motivos da guerra com os outros países não são claros no primeiro livro, o que é um furo desconcertante, mas que poderia ser perdoado se fosse parte de poucos. O país é habitado por humanos sem qualquer espécie de poder e Grishas, aqueles com habilidades mágicas diversas. Ravka é governada por uma monarquia, sendo que a família real é composta apenas de humanos comuns. O Rei é descrito como uma criança, um tolo que gosta de ser bajulado e que tem pouco controle sobre seus súditos. A relação ente Grishas e não Grishas não é totalmente hostil, mas não é das melhores. Os não Grishas desconfiam daqueles, e estes, por sua vez, detestam viver sob o comando de uma monarquia frágil que só os lança a uma guerra sem sentido. Darkling é o comandante do Segundo Exército e o mais poderoso Grisha de Ravka. É belo, misterioso, frio e cruel, com objetivos muito bem traçados em sua mente. Sinceramente, o melhor personagem. Já Alina, a personagem principal, é uma contradição ambulante. Passa a maior parte do livro se lamentando, chorando e correndo atrás de um garoto que nunca deu a mínima pra ela e só a vê como uma amiga (embora estivessem afastados há um bom tempo). A autora tenta criar um clima de tensão sem muito sucesso, já que a quase todo momento faz com que a história de Alina gire em torno da paixonite de infância dela. Em determinado momento eu acreditei que ela tinha feito uma grande evolução, que tinha abraçado seu poder e que estava finalmente tentando descobrir mais sobre si, mas bastou um "discurso bonito" de Maly, que DE REPENTE, se importava e DE REPENTE a amava para que ela voltasse ao estado miserável de antes. O enredo criado pra juntar os dois me pareceu um monte de desculpa esfarrapada.

O único personagem que realmente move o interesse do leitor é o Darkling, o único que tem o mínimo de complexidade e real desenvolvimento nessa história. A partir do momento em que as principais motivações do personagem são reveladas, o leitor cria um certo nível de empatia por ele ou por suas motivações (não necessariamente seus métodos!). Ravka vive em um contexto de guerra, os Grishas são vistos com desconfiança ou entretenimento para o Rei e sua corte e por isso, somado à consciência do próprio poder, criou-se uma atmosfera de insatisfação que hora ou outra impulsionaria uma revolta. E é dessa insatisfação que o Darkling tira proveito. Poderoso e mais antigo do que aparenta, Darkling tem um passado obscuro e seus sentimentos são um mistério que o leitor fica ansioso para desvendar.


Nota: 3 (de 5)


Informações sobre a série: Recentemente a Netflix divulgou o teaser da sua mais nova adaptação: Sombra e Ossos terá como base não apenas a trilogia com o mesmo nome, mas também todo o universo Grishaverse, da autora Leigh Bardugo. Ou seja, a série envolverá também os personagens e enredo do livro Six of Crows! Dessa forma, podemos esperar várias modificações na história.

A adaptação conta com Ben Barnes e Jessie Mei Li nos papéis principais.

A série estreia em abril de 2021.




Teaser de Sombra e Ossos:




 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page